Passado o momento de decepção – ou ilusão, na verdade -, vamos aos fatos. O motor Sigma não trouxe o comando variável, nem a injeção direta de combustível ou alguma solução extraordinária que o fizesse uma referência no mercado. Em vez disso, a Ford procurou torná-lo leve e, dizem, econômico, informação que só saberemos nas próximas semanas quando o Focus for apresentado. Pesquisamos outros 1.6 à venda no Brasil e a verdade é que o Sigma só perde mesmo para o seu similar da Renault.



O motor 1.6 16V da Hyundai/Kia, por exemplo, tem comando variável e rende 126 cv com gasolina ou próximo do que se imaginava se o Sigma viesse mesmo com esse recurso. Aliás, a semelhança de desempenho com o motor da Renault é imensa exceto pelo pico de torque numa rotação mais alta que o francês.

Resta saber como será o comportamento dele a bordo do Focus e como será o casamento com o câmbio. A Ford costuma fazer bem esse trabalho. Vamos esperar.

Materia de 2009 tirada do site http://www.blogauto.com.br

De acordo com a Ford, o consumo da versão flex é de 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 12,7 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol. O que resulta em um consumo médio e 12,3 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol.

  Proximo lançamento do motor Sigma no Brasil sera o New Fiesta 1.6 Flex sem data de lançamento mais esperado para inicio de 2011

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