Os benefícios de um carro híbrido

   Você pode se perguntar por que alguém construiria uma máquina tão complicada, quando a maioria das pessoas está perfeitamente feliz com seus carros movidos a gasolina. As razões são duas: para reduzir emissões e para melhorar o consumo de combustível. Na verdade, os dois objetivos estão estreitamente entrelaçados.   Tomemos o exemplo dos padrões de emissões da Califórnia, que ditam a quantidade de poluição que um automóvel pode emitir naquele estado americano. O nível geralmente é especificado em gramas por quilômetro (g/km). Por exemplo, o padrão para veículo de baixas emissões (LEV) é de 2,1 g/km de monóxido de carbono. O importante, aqui, é que a quantidade de poluição permitida não depende de quantos quilômetros seu carro faz com um litro. Entretanto, um carro que queima duas vezes mais gasolina para andar um quilômetro gerará aproximadamente duas vezes mais poluição. Esta poluição precisará ser removida pelo equipamento de controle de emissões no carro. Portanto, a diminuição no consumo de combustível de um carro é um dos modos mais garantidos de reduzir as emissões.
  O dióxido de carbono (CO2) é outro tipo de poluição produzida por um carro. O governo dos EUA não regulamenta esta espécie de emissão, mas os cientistas sabem que ela contribui para o aquecimento global. Em virtude desta ausência de regulação, um carro não tem dispositivos para remover o CO2 de seu escapamento. Um carro que queima duas vezes mais gasolina despeja duas vezes o volume de CO2 na atmosfera.
  Os fabricantes de automóveis nos Estados Unidos têm outro forte incentivo para produzir veículos que consumam menos combustível. Eles são obrigados, por lei, a atender os padrões de Consumo Médio de Combustível Corporativo (CAFE). Os atuais padrões exigem que o consumo médio de combustível considerando todos os carros novos vendidos por um fabricante seja de 11,7 km/l. Isto significa que se um fabricante vende um carro híbrido que faz 25,5 km/l, está autorizado a vender quatro grandes carros de luxo que fazem 8,5 km/l.
  Na verdade, você pode tomar várias providências para dirigir seu carro de modo que ele gaste menos combustível. Na próxima seção, observaremos algumas dicas para diminuir o consumo do seu carro híbrido (ou de motor a gasolina).



Mais potência, menos eficiência
  O desejo de um motorista por aceleração rápida faz com que nossos carros sejam muito menos eficientes do que poderiam ser. Você pode ter percebido que um carro com motor menos potente faz mais quilômetros por litro que um carro idêntico com um motor mais potente. Preste atenção nos adesivos nas janelas dos carros novos em uma concessionária para uma comparação do consumo na cidade e na estrada (obrigatoriedade em vias de ser implementada no Brasil). O mais impressionante é que a maior parte daquilo que desejamos que um carro faça usa apenas uma pequena porcentagem de sua potência. Quando dirigimos em uma rodovia a 100 km/h, o motor de seu carro precisa fornecer potência para três coisas:
  • superar o arrasto aerodinâmico causado pelo movimento do carro em meio à massa de ar;
  • superar todo atrito nos componentes do carro, como pneus, transmissão, eixos e freios;
  • proporcionar potência para acessórios como ar-condicionado, direção hidráulica e faróis.
  Para a maior parte dos carros, tudo isso exige menos que 20 cv. Assim, por que você precisaria um carro com 200 cv? Para poder "pisar fundo", que é a única oportunidade para usar toda esta potência. No restante do tempo, você usa consideravelmente menos potência do que a disponível.

                      Dicas de economia de combustível para híbridos
  Você pode obter o melhor consumo de um carro híbrido se tiver os mesmos hábitos de dirigir que lhe dão o menor consumo em seu carro com motor a gasolina:
  • Dirija mais devagar - o arrasto aerodinâmico aumenta consideravelmente com o aumento da velocidade. Por exemplo, a força de arrasto a 110 km/h é quase o dobro daquela a 80 km/h. Assim, manter velocidade baixa pode aumentar significativamente sua economia de combustível.
  • Mantenha uma velocidade constante - sempre que você acelera seu carro está gastando energia. Parte dela é desperdiçada quando você desacelera. Portanto, manter uma velocidade constante lhe dará um uso mais eficiente do combustível.
  • Evite paradas súbitas - ao frear seu carro, o motor elétrico do híbrido age como um gerador e aproveita parte da energia do carro para isso. Se você der mais tempo ao motor elétrico para que ele diminua a velocidade do veículo, ele poderá recuperar mais energia. Se você parar de repente, os freios do carro farão a maior parte do trabalho de reduzir a velocidade e esta energia será desperdiçada em forma de calor. O mesmo raciocínio aplica-se a carros movidos a gasolina: paradas abruptas desperdiçam muita energia.

0 comentários