Boa noite a todos .... essa semana estarei fazendo post's sobre economia e modernidade, tanto em moteres quanto em visuais, começarei por carros Hibridos oq são? espero ajudar a você entender para qual nivel estamos passando.
Obrigado

  Você já se surpreendeu com o preço da gasolina ao chegar ao posto para abastecer seu veículo? À medida que a bomba vai registrando 80, 100 ou mais reais, talvez você já tenha pensado em trocar seu carro por um mais econômico. Talvez, ainda, esteja preocupado com o fato de seu carro contribuir para o efeito estufa.
A indústria automobilística tem a tecnologia para enfrentar essas preocupações. É o carro híbrido. Atualmente há muitos modelos no mercado e a maior parte das fábricas já tem planos de fabricar suas próprias versões. Infelizmente, no Brasil, isso ainda vai demorar um pouco.
  Como funciona um automóvel híbrido? O que há sob o capô que lhe dá de 12 a 20 quilômetros a mais por litro que o automóvel comum? E será que ele polui menos apenas porque é mais econômico? Neste artigo, nós o ajudaremos a entender como esta tecnologia funciona e ainda lhe daremos algumas dicas sobre como dirigir um carro híbrido para obter o máximo em termos de eficiência.
 
  Provavelmente muitas pessoas já tiveram um veículo híbrido algum dia. Por exemplo, uma bicicleta motorizada é um tipo de híbrido, porque combina a potência de um motor a gasolina com a força das pedaladas de seu condutor. Na verdade, veículos híbridos estão por todos os lados. A maior parte das locomotivas que vemos puxando trens são híbridos a diesel e a eletricidade . Cidades como Seattle têm ônibus a diesel e elétricos - esses veículos podem extrair a energia elétrica de cabos suspensos ou operar com óleo diesel quando estão longe dos cabos. Aqueles caminhões de mineração enormes geralmente são híbridos a diesel e eletricidade. Submarinos também são veículos híbridos - alguns são nuclear-elétricos e outros são movidos a diesel e eletricidade . Qualquer veículo que combine duas ou mais fontes de energia que possa proporcionar potência de propulsão, direta ou indiretamente, é um híbrido.
  A maior parte dos carros híbridos hoje existente funciona a gasolina e eletricidade, embora a fábrica francesa PSA Peugeot Citroën tenha dois carros híbridos diesel-elétricos em seus planos. Uma vez que híbridos a gasolina são os mais comuns, este artigo se concentrará neles.

                                          Energia térmica x energia elétrica
  O automóvel híbrido a gasolina e eletricidade é exatamente isso - um cruzamento entre um automóvel movido a gasolina e um carro elétrico. Começaremos com alguns diagramas que explicam as diferenças entre um carro movido a gasolina e um carro elétrico típico.
  Um carro a gasolina tem um tanque de combustível, que fornece gasolina para o motor. O motor, por sua vez, aciona uma transmissão, que por sua vez gira as rodas.
 
                                                                                          Carro movido a gasolina
Um carro elétrico, por outro lado, tem um conjunto de. baterias que fornecem eletricidade para um motor elétrico. O motor aciona uma transmissão, que por sua vez movimenta as rodas. 
 
Carro elétrico
O automóvel híbrido é um misto dos dois. Ele tenta reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões de um automóvel movido a gasolina, enquanto supera as deficiências de um carro elétrico.
Para poder nos ser útil, um carro deve atender a certas exigências mínimas. Ele deve ser capaz de: 
 
  • andar pelo menos 500 quilômetros antes de ser reabastecido
  • ser reabastecido com rapidez e facilidade
  • manter velocidade semelhante à de outros veículos na estrada
Um carro a gasolina atende a essas exigências, mas produz um volume relativamente grande de poluição e, em geral, faz poucos quilômetros por litro. Um carro elétrico, porém, quase não polui, mas faz apenas cerca de 80 a 160 km entre recargas. Além disso, o problema é que a recarga do carro elétrico é muito lenta e inconveniente.
Um carro elétrico e a gasolina combina essas duas possibilidades em um só sistema que alavanca o poder da gasolina e da eletricidade.

Estrutura híbrida gasolina-elétrica
Carros híbridos a gasolina e eletricidade contêm as seguintes peças:
  • Motor a gasolina - o carro híbrido tem um motor a gasolina bastante semelhante àquele que encontramos na maioria dos carros. Entretanto, o motor de um híbrido é menor e usa tecnologias avançadas para reduzir a emissão de poluentes e aumentar sua eficiência.
  • Tanque de combustível - o tanque de combustível em um híbrido é o dispositivo de armazenamento de energia para o motor a gasolina. A gasolina tem uma densidade de energia muito superior à das baterias. Por exemplo, precisamos de 450 gramas de baterias para armazenar a mesma energia gerada por 3,79 litros ou 3 quilogramas de gasolina.
  • Motor elétrico - o motor elétrico em um carro híbrido é muito sofisticado. A tecnologia eletrônica avançada permite sua atuação tanto como um motor quanto como um gerador. Por exemplo, se for preciso, esta espécie de automóvel pode extrair energia das baterias para acelerar. Entretanto, agindo como gerador, ele pode frear o veículo e devolver energia para as baterias.
  • Gerador - o gerador é similar a um motor elétrico, mas age apenas para a produção de energia elétrica. Ele é usado principalmente em híbridos em série (ver abaixo).
  • Baterias - as baterias de um carro híbrido são o dispositivo de armazenamento de energia para o motor elétrico. Diferentemente da gasolina no tanque de combustível, que pode acionar apenas o motor a gasolina, o motor elétrico em um carro híbrido pode fornecer energia para as baterias e ainda retirar energia delas.
  • Transmissão - A transmissão em um carro híbrido executa a mesma função básica que a transmissão em um carro convencional. Alguns híbridos, como o Honda Insight, têm transmissões convencionais. Outros, como o Toyota Prius, têm transmissão radicalmente diferente, sobre a qual falaremos mais adiante.
    Imagem cortesia DaimlerChrysler
    O Mercedes-Benz M-Class HyPer - um veículo-conceito híbrido
É possível combinar as duas fontes de energia encontradas em um carro híbrido de diferentes maneiras. Uma delas, conhecida como híbrido em paralelo, tem um tanque de combustível que fornece gasolina para o motor e um conjunto de baterias que fornece energia para o motor elétrico. Tanto o motor a gasolina quanto o motor elétrico podem ativar a transmissão ao mesmo tempo e a transmissão então movimenta as rodas.
A animação abaixo mostra um híbrido em paralelo típico. Você perceberá que o tanque de combustível e o motor a gasolina conectam-se à transmissão. As baterias e o motor elétrico também se conectam à transmissão independentemente. Assim, em um híbrido em paralelo, tanto o motor elétrico quanto o motor a gasolina podem oferecer potência de propulsão. 

Desempenho do carro híbrido

   O fundamental em um carro híbrido é que o motor a gasolina pode ser muito menor que aquele de um automóvel convencional e, portanto, é mais eficiente. A maior parte dos automóveis precisa de um motor relativamente grande para produzir potência suficiente para a rápida aceleração do veículo. Em um motor pequeno, contudo, a eficiência pode ser melhorada pelo uso de peças menores e mais leves, pela redução do número de cilindros e pela operação do motor mais próximo à sua carga máxima. Seguem abaixo algumas razões que explicam a eficiência dos motores menores em relação aos maiores:
  • O motor maior é mais pesado, de modo que o carro usa energia adicional sempre que acelera ou precisa enfrentar um aclive.
  • Os pistões e outros componentes internos são mais pesados, exigindo mais energia sempre que sobem e descem no cilindro.
  • O deslocamento dos cilindros é maior, de modo que mais combustível é exigido por cada cilindro.
  • Motores maiores, em geral, têm mais cilindros e cada um deles usa combustível sempre que o motor é ativado, mesmo se o carro não está em movimento.
  Isto explica porque dois carros do mesmo modelo, mas com motores diferentes, podem ter diferente consumo de combustível. Se os dois carros deslocam-se em uma auto-estrada à mesma velocidade, aquele que possui motor menor usa menos energia. Os dois motores precisam produzir o mesmo nível de potência para impulsionarem o carro, mas o motor menor usa menos energia. Mas como este motor menor pode fornecer a potência que seu carro precisa para equiparar-se aos carros mais potentes na estrada?
  Vamos comparar um carro como o Chevy Camaro, com seu grande motor V8, com nosso carro híbrido que possui um motor a gasolina menor e um motor elétrico. O motor no Camaro tem potência suficiente para lidar com qualquer situação. O motor de um carro híbrido é suficientemente potente para mover o carro em uma auto-estrada, mas precisa de ajuda quando é preciso andar mais rápido ou enfrentar um aclive acentuado. Esta "ajuda" vem do motor elétrico e da bateria - este sistema entra em ação para fornecer a potência adicional necessária.
  O tamanho do motor a gasolina em um carro convencional é dimensionado para a exigência de potência máxima (aquelas poucas vezes em que você pisa fundo no acelerador). Na verdade, a maior parte dos motoristas usa a potência máxima de seus motores em menos de 1% do tempo. O carro híbrido usa um motor muito menor, projetado para chegar mais perto da potência média necessária do que da potência máxima.
  Além do motor menor e mais eficiente, os híbridos atuais usam muitos outros recursos para reduzir o consumo de combustível. Alguns podem ser aplicados em qualquer tipo de carro e outros aplicam-se apenas a um híbrido. Para poder aproveitar ao máximo cada gota de gasolina, um carro híbrido pode:
  • Recuperar energia e armazená-la na bateria - sempre que pisa no pedal do freio de seu carro, você tira energia do veículo. Quanto maior a velocidade do carro, mais energia cinética ele possui. Os freios de um automóvel removem esta energia e a dissipam na forma de calor. Um carro híbrido pode capturar parte desta energia e armazená-la na bateria, para uso posterior. Isto é feito pelo uso da "frenagem regenerativa". Isto é, em vez de usar os freios para parar o carro, o motor elétrico que movimenta o híbrido também pode reduzir sua velocidade. Assim, o motor elétrico age como um gerador e carrega as baterias enquanto a velocidade do carro é reduzida.
  • Desligar o motor, ocasionalmente - um carro híbrido não precisa usar o motor a gasolina o tempo inteiro, porque possui uma fonte alternativa de energia - o motor elétrico e as baterias. Portanto, o carro híbrido pode desligar o motor a gasolina ocasionalmente, por exemplo, quando o veículo está parado em um semáforo.

    Perfil da área frontal de um carro grande e de um carro pequeno
  • Usar aerodinâmica avançada para reduzir o arrasto - Quando você dirige em uma auto-estrada, a maior parte do trabalho do motor é para deslocar seu carro contra o ar. Esta força é conhecida como arrasto aerodinâmico. Este arrasto pode ser reduzido de várias maneiras. Um jeito fácil é reduzindo a área frontal do veículo. Pense em um utilitário, que precisa movimentar-se contra o ar com uma área frontal muito maior que a de um automóvel esportivo pequeno. A redução de saliências em torno de objetos que se projetam na lataria do carro ou sua completa eliminação também pode ser útil para a melhora da aerodinâmica. As saias nas aberturas das rodas melhoram o fluxo de ar e reduzem o arrasto. Às vezes, os espelhos são substituídos por pequenas câmeras.
  • Usar pneus de baixa resistência à rolagem - Os pneus da maioria dos carros são otimizados para uma rolagem suave, mínimo ruído e oferta de boa tração em uma variedade de condições climáticas. Contudo, eles raramente são otimizados para a eficiência. Na verdade, os pneus causam um arrasto surpreendente, enquanto dirigimos. Os carros híbridos usam pneus mais duros e inflados com pressão maior que os pneus convencionais. Isto resulta em cerca de metade do arrasto dos pneus comuns.
  • Usar materiais leves - Reduzir o peso geral de um carro é um modo fácil de aumentar seu rendimento em termos de combustível. Um veículo mais leve usa menos energia sempre que aceleramos ou subimos aclives. Materiais compostos, como fibra de carbono ou metais leves como alumínio e magnésio podem ser usados para a redução do peso.
Todos os carros híbridos no mercado usam algum ou todos esses recursos para melhorar sua eficiência. Em janeiro de 2006, dez modelos de carros híbridos estavam disponíveis nos Estados Unidos:


Examinaremos atentamente a tecnologia do Honda Insight e do Toyota Prius. Embora os dois carros sejam híbridos paralelos modificados, possuem naturezas bem diferentes.


Foto cortesia de Consumer Guide and Publications International, Ltd.
O Honda Insight 2006 (esquerda) e o Toyota Prius 2006
Tanto o Honda Insight quanto o Toyota Prius têm um motor a gasolina, um motor elétrico e baterias, mas a semelhança termina aí.
O Honda Insight, lançado no começo de 2000 nos Estados Unidos, visa a maior quilometragem possível por litro de combustível. A Honda usou cada truque disponível para dar ao carro o menor consumo. O Insight é um veículo pequeno de dois lugares com um motor a gasolina bem pequeno e de alta eficiência. O Insight possui a melhor classificação em termos de consumo de combustível entre todos os carros híbridos do mercado, segundo a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos).
O Toyota Prius, lançado no Japão no fim de 1997, foi projetado para reduzir emissões em áreas urbanas. Ele atende aos critérios de veículo de super ultra baixas emissões (SULEV) da Califórnia. O automóvel é um sedan de quatro portas e cinco lugares e o trem de força tem capacidade para acelerar o veículo a velocidades de até 24 km/h apenas com a energia elétrica. Isto contribui para uma quilometragem maior por litro de combustível na cidade, em vez de na estrada. O Prius foi eleito o Carro do Ano nos Estados Unidos, em 2004.

Amanhan Segunda-feira farei mais uma postagem sobre carros Hibridos espero que tenhão gostado e se interessado pelo assunto, que na minha opnião e muito importante.







 Obrigado            Efeito estufa

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